LinkBar

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sujestões de atividades!!

Começam hoje as sugestões para Atividades Semanais ou Conferência dos Jovens
com o tema da Mutual 2010
Espero que gostem das sujestões! Vou tentar postar uma por semana alternando os temas da mutual e do Para o Vigor da Juventude. Então, todas as quintas, apareçam para conferir! Abço ;)

Fortalecer Nossas Defesas: A Muralha de terra de Moroni
Conte esta história do Capitão Moroni:
Na época do Capitão Moroni, havia um nefita iníquo chamado Amaliquias que queria ser rei. Amaliquias atraiu a muitos para fora da igreja e, ao final, junto com seus seguidores, fugiram para a terra dos Lamanitas. Por meio de fraude, e até de assassinato, Amaliquias tornou-se o rei dos Lamanitas. Ele queria destruir os Nefitas e levá-los ao cativeiro e começou as preparações para batalhar contra os Nefitas.
Lemos nas escrituras: “Ora, aconteceu que enquanto Amaliquias havia assim, por meio de fraude e engano, obtido poder, Moroni, por sua vez, estivera preparando o espírito do povo para ser fiel ao Senhor seu Deus. Sim, ele estivera reforçando o exército dos Nefitas e construindo pequenos fortes, ou seja, lugares de refúgio; levantando parapeitos de terra ao redor de seus exércitos...” (Alma 48: 7-8) Os exércitos de Amaliquias, ao final, vieram contra Moroni e os Nefitas.

Leia, revezando com o grupo, Alma 49: 1-23
Debate: Expresse quão incrível é que estas cidades, que já tinham sido fracas e destruídas pelos Lamanitas, agora estavam tão fortes, que não puderam ser penetradas pelo inimigo. Debata as seguintes questões:

1. Qual a primeira coisa que Moroni fez para preparar-se para o inimigo? (Alma 48: 7) Por que você acha que ele fez isto primeiro?
2. O que eles fizeram depois? (Alma 48: 8) Eles trabalharam!!
3. Peça aos jovens que imaginem quão trabalhoso foi levantar parapeitos de terra ao redor da cidade. Explique que foi construída com uma pá cheia de terra de cada vez. Naquele momento, o que parecia repetitivo, insignificante e banal para eles, acabou ficando tão forte que nenhum inimigo poderia penetrá-lo.

Leia a seguinte citação de Howard W. Hunter: “O alcance da verdadeira grandeza é um processo de longo prazo. Envolve retrocessos ocasionais. O resultado final nem sempre é claramente visível, mas sempre requer passos regulares, consistentes, pequenos e ás vezes, comuns e banais por um longo período de tempo. Devemos lembrar que o Senhor disse: “E de pequenas coisas provém aquilo que é grande”. (D&C 64: 33)

4. Comparemos com a nossa vida as pequenas e repetitivas pás cheias de terra dos Nefitas, usadas para construir sua proteção. Que passos, pequenos e repetitivos, podemos dar a cada dia para criar uma defesa forte? Quem é o nosso inimigo, hoje? O que acontecerá se não nos preparamos para nos proteger ou para defender nossos espíritos do adversário?

Leia a seguinte citação de John A. Widstoe: “Um homem que vai para a batalha limpa a espada, cuida de sua arma e fica pronto para batalhar. Hoje, estamos no meio de uma grande batalha, a batalha das eras, anunciada pelos profetas ao longo do tempo. Começamos com uma certa compreensão do evangelho do Senhor Jesus Cristo e um desejo, propenso a aceitá-lo.... Não há outra maneira. Mas, temos feito isso? Temos olhado, em nossos próprios corações para nossos testemunhos e acrescentado o que é
necessário, tirando o que é indigno? Devemos estar aptos para a batalha .... Vejamos nossos testemunhos. São apenas palavras em nossas bocas ou, realmente, representam as nossas convicções? Se precisam
consertar, conserte-os; se precisam construir, construa-os. (John A. Widtsoe, Relatório da Conferência, abril 1951, pp. 100, 102).

5. O que aconteceria aos Nefitas se eles tivessem somente preparado suas mentes para ter fé em seu Deus, mas não trabalhassem para preparar suas próprias proteções? Vocês acham que Deus ajudaria a protegê-los, se não se preparassem ou trabalhassem?

Em nossas vidas, não é suficiente acreditar em nossas mentes que Jesus é o Cristo e que o evangelho é verdadeiro. Temos que edificar proteções e nutrir a fé.
O dicionário bíblico nos ensina que a fé forte é desenvolvida pela obediência ao evangelho. Se quisermos estar fortes e preparados para o nosso inimigo, devemos viver o evangelho, passo a passo, pás cheias a pás cheias. E se fizermos, estaremos preparados quando Satanás atacar. Podemos ganhar a força necessária para que Satanás não tenha poder para nos ferir ou destruir. Preste seu testemunho destes princípios.

Toque a música: “Viver tal Como Crês” ou outra de sua preferência -- Assim que possível vou liberar os downloads das músicas do tema da mutual em mp3 Aguardem!

Peça aos jovens que completem a folha: “Meus Planos de Defesa contra o Adversário.” -- Em Anexo.

Sugestão para o Lanche: “Copos de Terra”
Copos de Terra ( Sobremesa de Biscoitos Oreo)
Ingredientes:
2 copos de leite frio
1 pacote de pudim instantâneo de chocolate
200 g de creme de chantilly (1 copo), descongelado
1 ½ copos de biscoito recheado esmagados (como Oreo)

Modo de fazer:
Bata o leite e o pudim instantâneo por 2 minutos, até o pudim estar todo dissolvido e deixe repousar por 5 minutos para engrossar . Bata o chantilly e ½ xícara do biscoito recheado. Polvilhe o restante dos biscoitos esmagados sobre o pudim. Coloque colheres nos copos. Leve para gelar até ficar pronto. Sirva gelado.

Rende 10 porções


Jogo
Muro de Terra de Moroni
Materiais Necessários: 
1 balde cheio de terra e 1 balde vazio para cada grupo.
1 pá grande para cada grupo (as pás devem ser do mesmo tamanho)
1 Livro de Mórmon para cada grupo.

 Para ser jogado numa área externa
Divida os jovens em grupos (de 5 a 8 pessoas). Coloque um balde de terra próximo a cada grupo e outro
balde vazio a 5 metros de cada grupo.

Explique aos Jovens:
Moroni e os Nefitas estavam prontos quando os inimigos vieram, porque eles tinham construído grandes muros de terra ao redor de suas cidades, de forma que seus inimigos não podiam penetrar. Nosso inimigo, o adversário é ainda mais feroz e determinado a nos destruir. Embora essa batalha não seja uma luta com espadas, lanças e muros reais de terra, precisamos nos fortalecer contra o nosso inimigo.
Este jogo simboliza as muitas pás de terra que Moroni precisou para construir seus muros de terra. Há muitas maneiras de nos fortalecermos e assim estarmos fortes o suficiente quando o adversário atacar, mas uma das melhores maneiras é através do estudo diário da palavra de Deus. Cada dia que estudamos, é como adicionar pás de terra no Muro de Moroni.

Para Jogar:
Cada grupo tenta colocar o máximo de terra possível no balde vazio antes que os líderes digam: “Ataque Inimigo” para encerrar o jogo. (Não lhes diga de antemão quanto tempo eles têm, apenas avise quando sentir que passou tempo suficiente.) Quando disser "Já", um jogador de cada grupo pega o Livro de Mórmon, abre uma página qualquer e lê um versículo inteiro (pode escolher qualquer versículo, mas tem que ler inteiro). Assim que terminar a leitura, pega a pá de seu grupo, coloca o máximo possível de terra e corre para o balde vazio (não pode deixar a terra cair), coloca a terra e corre de volta para seu grupo.
Assim que o jogador tocar o próximo da fila, este abre o Livro de Mórmon e faz o mesmo. Continua assim, tempo suficiente para que todos os participantes possam jogar diversas vezes.
Assim que você disser "Ataque Inimigo”, os líderes recolhem todos os baldes e julgam qual tem mais terra dentro. (Se precisar ou quiser, jogue a terra para fora do balde em pilhas e julgue pelas pilhas de terra).


Anexo:



2 comentários:

Sejam bem vindos. Sintam-se a vontade.

A pedido da liderança da estaca, estou começando esse blog. O intuíto, primeiramente,
será de divulgação de serões, atividades, reuniões, curiosidades, etc...
Todo conteúdo aqui postado será,
se não de minha autoria, de minha responsabilidade,
peço a colaboração dos visitantes
para manter os direitos dos textos aqui publicados. ^^

Espero que o blog MURAL DA ORM
possa se tornar uma ferramenta na
edificação dos jovens por toda a parte.